terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como parar de roer as unhas? - Diga ADEUS a este vício a partir de hoje

 
Não adianta. Você, simplesmente, não consegue desviar o olhar para sua mão quase ao alcance dos lábios entreabertos. Você observa cada contorno, cada detalhe das unhas ainda estilhaçadas e isso parece seduzí-la.

Você esta consciente de que deve hesitar, mas não consegue.  Não quer. O cérebro apenas atende aos estímulos, articulando o braço e levando a ponta dos dedos á boca, permitindo que os dentes finalizem o trabalho; roendo as unhas - ou o restante delas.

E quando, finalmente, o lapso de razão lhe alcança, é tarde: Suas unhas já eram, foram detonadas!  - E para uma mulher, nada mais feio que unhas roídas, tenha dó! Além de horrível, pode desencadear várias doenças, pois são nas unhas que algumas bactérias fazem moradia. 


A causa?   - Um  hábito ruim conhecido como Onicofagia, manifestada em momentos de stress, nervosismo ou ansiedade.

A cura? - Força de vontade. Porque não importa o quanto você apele para esmaltizinhos de sabores desagradáveis, pimenta, simpatia ou reza se não houver essa indispensável  e incrível sensação.

"As pessoas com força de vontade conseguem ser persistentes ao perseguir as suas metas, não as abandonando facilmente diante das dificuldades e costumam alcançar os seus objetivos, mesmo que com grande esforço." - Grupo 'Bem Simples' 


Quer abandonar esse hábito constrangedor e ter unhas saudáveis, bonitas e almejadas? - Caso não, pare de ler agora mesmo e vá roer os restantes de suas unhas.





Se ainda esta lendo isso é porque em seu âmago há uma centelha de força de vontade pulsando, parabéns. Para você fortificar sua força de vontade contra esse maldito vício, sigua alguns conselhos que testei em mim mesma e funcionou! (Ah, sim...! Eu também roía minhas unhas, mas atualmente estão grandes, saudáveis e totalmente rosa.)


Primeira Etapa: 

Para conseguir, além de desejar muito, você também deve ter clareza e saber sobre os seus motivos. Então, reflita:

  • O que você ganhou roendo unha?  -Resposta: As situações constragedoras de ter de esconder as mãos ao estar ao lado de uma amiga com unhas bonitas, de ver clientes elogiando as funcionárias vaidosas de unhas medianas, quadriculadas e bem pintadas e, ao olhar para as suas mãos, um pequeno, mas significatico olhar reprovativo ou enojado fora lançado. Ter esse hábito no seu dia-a-dia incomoda? Como é a relação consigo mesma nessas circunstâncias?  Como você vê o futuro próximo a partir da posição imaginada em que você está  ouvindo perguntas de 'como você consegue ter unhas tão fofas'?


Segunda Etapa
  •  Se o futuro que você imaginou foi bom e teve uma carga positiva gigantesca, então reafirme o seu desejo de se livrar deste hábito e sinta o quanto você crescerá internamente até chegar lá.
Mantenha-o sempre vivo na sua imaginação. Compre esmaltes das mais variadas cores que você aprecia. Embeleze suas unhas. Pinte-as, admire-as! Assim você aumentará a sua força de vontade.

Fique atenta! O hábito de roer as unhas retorna aproximadamente uma/duas semanas¹ depois que você parou. Nesse período, a força do hábito (não confunda com força de vontade!) vem no seu subconsciente e tenta atiçá-la a declinar todo o desejo de deixar as unhas crescerem para saciar-lhe o vício. Quanto mais você hesita em roer, mais forte a vontade de dilacerar suas unhas dá, mas mantenha a calma nesse período e siga firme.

Relembrando a experiência¹: Quanto mais me forçava a não roer, ainda que a vontade fosse imensa e desesperadora, comecei a dominar o vício com mais flexibilidade, soube me impôr diante dele e aos poucos a vontade de mastigar as unhas foi desaparecendo. 

 
 
Terceira Etapa
  •  Avalie periodicamente o andamento do seu plano e mantenha-se alerta às quedas. É preciso ajustar-se, distraia-se com outras coisas, peça apoio de sua família e pergunte para alguém  próximo o que notou em suas unhas, se elas estão ficando melhores ou em qual cor pintá-las².

 Relembrando a experiência²: Recebi o apoio do meu namorado, a ajuda e a troca de palavras positivas fizeram-nos aumentar ainda mais nosso amor. Se o seu gatinho é calmo e atencioso, vale a dica! - Também investi em bases fortalecedoras e de pró-crescimento. Não use esmaltes de cor escura - ressalta o tamanho da unha e se a sua ainda está pequena, nem ouse!

~♥♥♥~

Notas finais:

Finalmente concluí, que trabalhão!  Comentários muito mais que bem vindos! Perguntas? - Não hesite, gostaria muito de continuar a ajudar.

Tenha um dia esmaltizado!
~♥♥♥~


NÃO CONSEGUI, PINK VICK!

Se caso o desejo de roer unhas foi maior que a sua força de vontade, não desanime! Pense o quanto evoluiu nos dias em que observou as pequenas mudanças, o formato e, não menos importante, o tamanho em que suas unhas ficaram. Conforte a si mesma da experiência vivida. Se ainda sim, não estiver satisfeita, repreenda-se: Escreva num bloquinho ''não roer unhas''. Também é válido a idéia de gravar a voz (aconselhável gravar a voz da pessoa que você mais respeita) em seu mp4 e/ou derivado essa mesma frase de ''não roer unhas''. O cérebro humano capta melhor a ordem, ajuda a memorizar e reforça a idéia quando escutada. Ouça três vezes antes de dormir, duas ao despertar e a qualquer momento em que lhe der alguma decaída.




















6 comentários:

  1. É um reflexo do nervosismo, sei lá. As pessoas quando nervosas roem as unhas, e quando num tem mais nada pra roer, roem os dedos, rsrs. Mas é um hábito no mínimo antihigiênico. Uhm, difícil perder o costume, rs, mas dá pra fazer com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu eu era criança pegava um vicio atraz do outro, mas nunca tive esse de roer unhas não, e a cura de meus vicios eram simples, sempre que eu ficava perto de minha mãe ela ficava mim olhando com a cinta na mão dizendo - se você fizer essa mania de novo, você vai ver o seu, e assim eu mim livrei de todos esses vicios terríveis.

    ResponderExcluir
  3. acho qe a maioria de nos ja tivessemos esse vicio nojento neh.. aushau
    eu consegui parar logo qe peguei essa mania [sei la deveria ter uns 6 anos, ainda bem, pqe assim minhas unhas podem crescer e arrancar mtos elogiios !! beeijos, adoreei aki

    segue la:
    http://garotinhasmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Minha namorada come unha igual come comida.. te contar um segredo ela come comida que é uma beleza..rs..

    Parabéns pelo blog..

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.
    ______________________________________
    http://www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo as tuas dicas, guria. Tomare que funcione, quero muito parar com essa mania...

    ResponderExcluir
  6. eu rôo as minhas unhas e elas são pequenas, mas nem tanto como aquelas unhas horríveis da primeira imagem kkk! elas podem ser "mini", mas estão Sempre bem feitas, são pintadas todas as semanas pela minha manicure, e eu uso anel pra acompanhar, e, assim, todos elogiam minhas mãos! :D

    ResponderExcluir